Pular navegação

Seguro viagem: como funciona e quais são as coberturas

Ao programar as suas férias, o seguro viagem deve ser incluído no planejamento. Entender as coberturas é importante na hora de contratar.
Imagem padrão

Fazer uma viagem (dentro ou fora do Brasil envolve planejamento financeiro: da escolha do destino ao orçamento, da forma de pagamento a ser usada a outros itens que podem custar caro, há uma série de gastos que devem ser levados em conta antes de cair na estrada. Um deles é o seguro viagem.

A seguir, entenda o que é, confira as respostas para as principais dúvidas e saiba no que prestar atenção na hora de contratar um seguro viagem.

O que é seguro viagem?

O seguro viagem é uma espécie de plano de saúde contratado para um período específico de tempo. O tipo de cobertura que ele oferece e as condições de pagamento são itens determinados no contrato entre o cliente e a seguradora. 

Imprevistos podem ocorrer em qualquer viagem, então ele serve para minimizar eventuais gastos e problemas de quem viaja a lazer, trabalho ou estudo. O produto garante o pagamento de indenização ao segurado no caso desses imprevistos de saúde, desde que a cobertura esteja prevista em contrato e ocorram durante viagem nacional ou internacional. Além de despesas de saúde, boa parte dos seguros de viagem abrange também problemas com bagagens, passagens aéreas e hotéis.

Como contratar um seguro viagem?

O seguro viagem pode ser contratado de várias formas: por meio de corretora de seguros, diretamente com as seguradoras, em empresas especializadas neste tipo de produto, por meio de agência de viagem ou via companhias aéreas.

Leia com atenção as condições da cobertura, verifique se vale a pena comprar um produto específico (pode ser o caso de gestantes, idosos e pessoas com doenças preexistentes, por exemplo) e entenda como funciona o reembolso. Cheque sempre se a seguradora possui licença ativa e está registrada na Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Alguns cartões de crédito também oferecem seguro viagem, como é o caso do Nubank. Clientes Ultravioleta que compram passagens internacionais pelo Nu Viagens, saindo do Brasil, podem emitir um certificado de seguro para si e para até cinco acompanhantes gratuitamente, desde que todos estejam na mesma reserva.

O Seguro Viagem Ultravioleta oferece cobertura para praticantes de esportes radicais, proteção de bagagem, pronto atendimento virtual, coberturas para despesas com pets, prorrogação de estadia e até atraso de embarque.

Como funciona o seguro para viagem ao exterior?

Se você vai fazer uma viagem internacional, provavelmente precisa do seguro viagem. Este serviço garante que um imprevisto de saúde ou outro tipo de problema (como mala extraviada, atraso de voos, etc) não vire também uma dor no bolso – uma cirurgia emergencial nos Estados Unidos, por exemplo, pode custar dezenas de milhares de dólares.

O seguro entra em vigor no início da data de partida e vale durante toda a viagem. Em caso de sinistro, ou seja, o incidente que exige a ativação do seguro, o seguro deve ser acionado pela central da seguradora.

Apesar de altamente recomendável, o seguro viagem não é obrigatório em alguns países. Se você vai viajar para o exterior, especialmente para países que exigem seguro viagem internacional, é importante entender as coberturas específicas e requisitos.

Preciso de seguro viagem para viagens dentro do Brasil?

Depende. O seguro viagem não é obrigatório para brasileiros visitarem outras regiões do país, mas a mesma regra se mantém: se você precisar de assistência médica, vai agradecer por ter se precavido. Verifique se o seu convênio médico já presta o serviço; se a cobertura se estender ao destino, o seguro viagem pode não ser necessário. Lembre-se de checar quais são as condições fora da sua cidade para ter certeza de que estará coberto.

Vale lembrar que o convênio médico tradicional cobre despesas de saúde, enquanto o seguro viagem pode abranger outros problemas. Portanto, antes de viajar, faça uma lista das suas necessidades e entenda qual funciona melhor para você.

Há algumas atividades de maior risco, como escaladas, trilhas e mergulho, que as operadoras podem exigir que o cliente tenha um seguro. Para evitar surpresas, vale checar antes de viajar ou de contratar passeios de aventura.

Como acionar o seguro viagem?

Para acionar o seguro viagem, é preciso entrar em contato com a seguradora. O número de telefone e outros canais de atendimento constam na apólice do seguro e na cartilha de emergências. Será necessário explicar o ocorrido e seguir as instruções da seguradora.

Qual o prazo para ser atendido pela seguradora?

Acionamentos realizados diretamente nas centrais 24 horas das seguradoras devem ser atendidos de imediato. Lembre-se que a empresa cobre as despesas até o limite do capital segurado.

Caso a seguradora não tenha rede credenciada de atendimento no local onde o segurado estiver ou em casos como o extravio de bagagem, é possível acionar o seguro diretamente na seguradora, sendo que a indenização deve ser paga em até 30 dias após a entrega da documentação exigida.

E se os gastos forem maiores que a cobertura do seguro viagem?

Não existe nenhuma lei que obrigue as seguradoras a cobrirem uma despesa além do valor contratado. Por isso, estude as circunstâncias. Se vai a um país conhecido por ser caro, talvez seja melhor investir um pouco mais na cobertura, por exemplo. 

Leia também:

Dólar, euro, libra: 12 estratégias para comprar moedas estrangeiras para sua viagem internacional

Reembolso de passagem aérea: quando você tem direito?

Downgrade em voo: quando pode acontecer e como proceder?

Voo atrasado ou cancelado? Saiba quais são os seus direitos

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.
OSZAR »