Pular navegação

Pix agendado ou Pix programado? Confira tudo sobre a modalidade de pagamento

Pix agendado é o nome correto da função do Banco Central que permite automatizar transferências que você costuma fazer com frequência, sem perder a tranquilidade de que seus compromissos estão sendo pagos em dia.
Imagem padrão

Você já ouviu falar em Pix programado? Embora esse não seja o nome oficial da função, muita gente usa esse termo para se referir ao Pix agendado, uma ferramenta que permite marcar a data e o horário de uma transferência Pix para o futuro. 

Sabe quando você precisa pagar uma pessoa por um serviço que ela presta para você todos os meses, tipo aulas de inglês ou personal trainer? Pois é, o Pix agendado pode te ajudar nessa tarefa.

Com ele, dá para organizar melhor seus pagamentos, tudo de forma prática e segura, direto pelo aplicativo da instituição financeira da sua escolha. 

A seguir, entenda como o Pix agendado funciona, como usar e o que é importante saber sobre essa modalidade.

O que é o Pix agendado ou Pix programado?

O Pix agendado ou Pix programado é uma funcionalidade do meio de pagamentos instantâneo que permite agendar transações Pix para pessoas físicas e empresas de forma prática e segura. 

Isso significa que, ao invés de você fazer a transferência e o pagamento ser debitado da sua conta na hora, o valor pode ser agendado para cair em até 90 dias. 

Essa é uma variação do Pix agendado recorrente, já que, na modalidade do Pix agendado, você pode agendar uma transação para ser feita apenas uma vez. 

Como funciona o Pix agendado? 

O fluxo para usar o Pix agendado pode variar de acordo com a instituição financeira que você usa para fazer suas transações. Mas, de maneira geral, dá para programar os pagamentos direto pelo aplicativo, em situações como:

  • Transferências para pessoas físicas;
  •  Pagamentos para prestadores de serviços; 
  • Pagamentos para estabelecimentos comerciais. 

No Nubank, por exemplo, o Pix programado permite que os clientes agendem uma transação instantânea utilizando qualquer método de iniciação: chave Pix, lista de contatos, Pix Copia e Cola, QR Code e até os dados da conta da pessoa (como faria em uma TED, por exemplo). 

Assim, você escolhe as transferências que deseja agendar e não se preocupa mais com a data de pagamento delas – tudo de maneira simples, rápida e segura. 

Para fazer um Pix programado do Nubank, basta você acessar a tela inicial do aplicativo e seguir as etapas abaixo:

  1. Selecione a “Área Pix”; 
  2. Toque em “Programar”;
  3. Escolha o contato para quem transferir; 
  4. Selecione os detalhes do envio – se será feito uma vez, todo mês, semana ou a cada duas semanas; 
  5. Escolha as datas de quando começa e quanto termina;
  6. Digite o valor do Pix programado; 
  7. Revise as informações e toque em “Confirmar cadastro”;
  8. Digite sua senha de 4 dígitos e pronto. Seu Pix está agendado. 

Quanto custa fazer um Pix agendado ou programado?

Assim como o Pix tradicional, o Pix agendado também é gratuito.  

Quem pode usar o Pix agendado?

Todas as pessoas que possuem uma chave Pix e conta em algum banco ou instituição financeira podem usar o Pix agendado ou programado. 

É possível cancelar um Pix agendado? 

O processo para cancelar um Pix agendado depende do aplicativo de cada instituição, porém, dá para fazer o cancelamento antes da data programada. Isso quer dizer que, uma vez que a transferência foi concluída no dia agendado, não é possível cancelar.

No Nubank, por exemplo, você pode cancelar o Pix programado antes da data do agendamento direto pelo Assistente de Pagamentos no app do Nu. Nesta seção, você pode conferir todas as transações que estão agendadas e cancelar aquelas que não deseja mais fazer. 

Dá para editar um Pix agendado? 

Não é possível editar um Pix agendado ou programado diretamente pelo aplicativo. Caso você queira editar um Pix agendado depois de cadastrá-lo, para alterar o valor ou a data, é preciso excluir essa recorrência já existente e criar um novo agendamento. 

“E se eu não tiver saldo suficiente no dia do Pix agendado?”

Neste caso, a transferência não será concluída e você deverá agendar uma nova data para o Pix, se ainda quiser fazer o pagamento. 

Mas tome cuidado: dependendo da instituição financeira, é possível que a transação seja efetivada, mesmo sem que exista saldo disponível. Na prática, quando isso acontece, você cai no cheque especial e fica com a conta negativa. Por isso, garanta saldo para concluir o pagamento recorrente e escapar do pagamento de juros ou endividamento.

O Nubank, por exemplo, te avisa antes que o pagamento seja efetuado para você garantir saldo na sua Conta do Nu. Assim, você tem a tranquilidade de não perder um pagamento.

“E se a transferência do Pix agendado falhar?”

Para os clientes do Nubank que agendarem um Pix e, por algum motivo, essa transferência falhar, o Nu vai notificar pelo aplicativo e por email. Dessa forma, será preciso fazer a transferência manualmente e o pagamento será feito instantaneamente.

No aplicativo do Nu, você pode escolher a solução do Pix que melhor se encaixa para cada situação e ter mais tranquilidade com a sua vida financeira. 

Leia mais:

Pix Agendado Recorrente: saiba tudo sobre essa modalidade de transferência

Pix tradicional, com cartão de crédito, por aproximação, agendado, automático: quando usar cada solução?

Pix por aproximação: o que é e como funciona?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.
    OSZAR »