Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) parecem não ter um dia de paz. Além dos descontos indevidos em seus benefícios descobertos pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), agora, criminosos aproveitam que o assunto está em alta para aplicar golpes e gerar ainda mais prejuízos às vítimas.
O próprio INSS e o Ministério da Previdência Social alertam para que as pessoas não forneçam informações e nem realizem pagamentos com a promessa de ter os valores de volta. Quando o cronograma da restituição do desconto indevido estiver pronto, ele será divulgado nos canais oficiais da Previdência e em canais confiáveis, como aqui, no Blog do Nu.
Por isso, cuidado! A seguir, saiba como funciona o golpe do ressarcimento dos descontos indevidos do INSS e se livre desse prejuízo.
Não esqueça de compartilhar este conteúdo com todas as pessoas que precisam saber que esse golpe existe. Envie no grupo da família, dos amigos, para seus pais, tios e nas redes sociais.
O que é o golpe da restituição do desconto indevido do INSS?
O golpe da restituição do desconto indevido do INSS, também conhecido como golpe do ressarcimento de descontos de mensalidades associativas, tem a finalidade de roubar dados e até dinheiro dos beneficiários.
Os criminosos enviam mensagens por e-mail, redes sociais, SMS e aplicativos de mensagens com a promessa de agilizar ou antecipar o pagamento dos valores descontados indevidamente dos benefícios do INSS.
Para garantir essa falsa devolução antecipada, os golpistas enviam um link de um site falso. Nele, as vítimas precisam preencher informações pessoais, como CPF e até número de contas bancárias.
Em outras versões desse mesmo golpe, os criminosos pedem o pagamento de uma taxa para que o ressarcimento seja antecipado. Mas isso não existe.
Como se proteger desse golpe?
Fique atento. Não acredite nessas mensagens, não clique nesses links e nem compartilhe essas informações falsas.
Não realize nenhum pagamento de suposta taxa de antecipação.
O INSS e o Ministério da Previdência Social não entram em contato com os beneficiários exigindo pagamento de taxas ou dados sensíveis.
Esses cuidados valem para todo tipo de golpe relacionado ao INSS. Além do golpe da restituição do desconto indevido, também existe o golpe do empréstimo consignado.
A lógica é a mesma, mas a execução é mais sofisticada: os criminosos entram em contato com os beneficiários com a promessa de facilitar a contratação de um empréstimo consignado. Conseguem documentos, realizam a contratação do empréstimo e somem com o dinheiro, deixando a vítima com a dívida.
Conheça com detalhes o golpe do empréstimo consignado
No Nubank, por exemplo, você só consegue contratar empréstimo consignado direto pelo app do Nu, que tem camadas e camadas de segurança que impedem que outras pessoas consigam acessar o seu app. Além disso, essa contratação só é possível depois que você autoriza o Nubank a consultar sua margem consignável. E isso só é possível pela plataforma Gov.br. Por isso, não forneça a sua senha Gov.br para ninguém. Mais: só é possível finalizar a contratação do empréstimo consignado do Nubank depois que você digita a sua senha de quatro dígitos. Tudo isso para garantir a sua segurança.
Saiba aqui como criar a sua senha Gov.br
Quando será feita a restituição dos valores descontados indevidamente dos beneficiários?
De acordo com o INSS, os valores descontados no mês de abril ficarão retidos e serão devolvidos na folha de pagamento de maio – que vai de 26 de maio a 6 de junho.
Já a devolução dos valores de mensalidades não reconhecidas pelos beneficiários descontados antes de abril deste ano serão avaliados por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU), que está estudando quando e como essa restituição será feita.
Se você tem alguma dúvida, passou por esse golpe ou conhece alguém que caiu na fraude, conta pra gente nos comentários. A sua pergunta e a sua história podem ajudar milhares de pessoas a não serem vítimas também.
Leia também
Empréstimo consignado: conheça tudo sobre essa modalidade bancária
Tipos de empréstimo: quais existem e como escolher o melhor?
Empréstimo consignado do INSS: como funciona?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.